Monday, July 6, 2015

" Rio, rio, rio, rio pra não chorar"

Mais uma do Duvivier.Com trilha sonora de Marisa Monte e Carlinhos Brown: Vide Gal.

17 comments:

  1. Para mim o Rio é so uma praia. Ele nunca significou muito mais do que isso. A minha família é de São Paulo e Fortaleza então eu nunca visitei e so tenho vontande de ir durante o carnival para ficar com os meus amigos.

    ReplyDelete
  2. Rio, para mim, é a imagem estereotipada do Brasil. Quando eu ainda estava morando em Estados Unidos, com dez anos, eu achei que Brasil só era Rio. Eu não sabia da diversidade que tem dentro do país e sobre a regiões e culturas diversas. Rio representa essa mentalidade para mim–a mentalidade que eu tinha antes de ser um "expat". Enquanto agora, eu achou que Rio é muito mas do que isso, o estado sempre vai representar essa ideia do Brasil estereotipada: da praia, carnaval e mais.

    ReplyDelete
  3. O Rio para mim, como qualquer outra cidade de praia, é apenas um lugar para visitar durante as férias. Porém, na história brasileira que eu estudei nos últimos anos, eu percebi que o Rio tinha uma papel importante no crescimento do país. O Rio serviu como a capital nacional antes de ela mudar para Brasilia na presidência do JK, um centro econômico antes do surgimento de São Paulo e um símbolo de cultura brasileira para o exterior. Eu continuo a achar que muitas pessoas de fora estereotipam o Brasil de acordo com as imagens elas têm do Rio, mas com a globalização, eu espero que o Rio retém seus sentidos culturais, mas que ela pare de ser a única fonte de entendimento de muitas pessoas.

    ReplyDelete
  4. Pra mim o Rio de Janeiro e quase um pais estrangeiro. Eu posso falar a mesma língua mas eu me perco mais fácil no Rio do que no estados unidos. O rio também e família, isso porque toda minha família tem suas origem no Rio. A minha família paterna, e materna são do Rio enato quando eu vou pra lá acabou visitando todos. E apesar de eu ter falado que o Rio e um outro pais ele também e minha casa; eu foi criada nos morros e na agua do mar. O rio pra mim e muito mais que uma cidade, e eu acho que ele e muito mais pra muitos outros também.

    ReplyDelete
  5. A primeira cidade que eu conheci no Brazil foi o Rio de Janeiro. O Rio representa família, musica e a idea mais "tropical" para o Brasil para mim. Eu acho que as musicas brasileiras falam mais sobre o rio de que qualquer outra cidade no Brasil. Eu penso nas calcadas de Copacabana e cada vez que toca "Garota de Ipanema" penso nas praias do Rio. Rio se virou na imagem que as pessoas tem do Brazil em outros países que não tem nada a ver com o São Paulo.

    ReplyDelete
  6. O Rio pra mim é apenas um simbolo. Sempre que viajo pra fora do Brasil e digo que sou Brasileiro sempre me falam do Rio e muito raramente de Sao Paulo. Eu nunca fui ao rio entao nao posos aprecialo como os que ja foram, mas pra mim ainda é uma coisa preciosa apenas porque o Brasil é uma coisa preciosa para mim.

    ReplyDelete
  7. Para mim o Rio de Janeiro é a outra cidade que não é São Paulo. E o lugar que todos achem que eu morro quando ouvem eu morro no Brasil. Eu não vou muito para la mais quando vou, sempre me sinto em casa, relaxada é pronta para me divertir. Rio e a cidade mais conhecida do Brasil, pelos os estrangeiros pois e o lugar das festas, conhecida com o Carnaval.

    ReplyDelete
  8. Para mim o Rio de Janeiro é uma cidade com belas praias, um povo amigavel e ótimos pontos turísticos. Quando penso na cidade, penso na música do Tom Jobim "Garota de Ipanema" e as calçadas famosas ao lado da praia, é uma cidade completamente diferente do que São Paulo.

    ReplyDelete
  9. O Rio para mim já foi muitas coisas. Já foi onde não podia ficar sem entrar na água, onde a rua Vinicius de Moraes me chamava com seus cantos de Bossa Nova, onde meu esteriótipo de brasileiros nasceu. Mas agora, o Rio vai ser uma segunda casa. Como meu pai tem um emprego entre a zona sul e a barra, logo os morros e praias vão se tornar meu lar.
    Mesmo pretendindo ir à faculdade no Estados Unidos, o Brasil vai continuar minha casa, mas agora além de São Paulo vou ter o Rio de Janeiro como meu quarto.

    ReplyDelete
  10. O Rio de Janeiro é a primeira cidade que vêm a mente para todos os meus amigos europeus. Muitos conhecem as famosas fotos da praia de Copacabana, do corcovado, e claro as mulheres em bikini. Porém, eu que já moro a 17 anos no Brasil considero Rio de Janeiro inferior à São Paulo. Para mim, Rio de Janeiro não é a primeira cidade em que eu penso quando Brasil vêm a mente e também não penso nas praias etc. Para mim o RJ me faz lembrar da minha experiência maravilhosa de descer por uma trilha desconhecida iniciando no corcovado e entrando no topo da favela Santa Marta que eu tive o prazer e orgulho de conhecer muito bem.

    ReplyDelete
  11. Antes de que eu vir morar para São Paulo, a minha imagem do Brasil era o estereótipo de Rio, um país caraterizado pelo futebol e o samba. Eu tinha uma mentalidade fechada, já que não considerava o fato que o Brasil é um país enorme que não pode ser definido por só duas palavras. Cada região tem características distintas que tornam o Brasil um país com culturas diversas. Ainda não conheço Rio muito bem, já que só visite poucas vezes. Eu o considero como um lugar para ir de ferias, uma cidade de praia. Tenho boas memorias do Rio, como um jogo que assisti da Argentina durante a Copa do Mundo e um dia na praia. Enquanto agora sei que o Rio não é só o estereótipo que os estrangeiros tem, não conheço muito bem e gostaria visitar de novo.

    ReplyDelete
  12. Conheço o Rio só de conhecer mesmo. Já fui nos pontos turísticos, nas praias etc… Acho a cidade in comparável com qualquer outra, e o pôr-do-sol fenomenal. Mas, fico confusa quando estou lá, confusa no sentido que não sei se o Rio e bonita ou não. Para mim, a cidade é linda em certas zonas, enquanto em outras zonas, há mendigos por toda parte. A causa dessas pessoas sem lar, há ruas que estão enfestadas com cheiro de xixi. Também tem lugares onde não é possível andar por causa dos assaltos. Apesar de todos os males, ceio que o Rio é um belo lugar para "turistiar" pelo menos uma vez na vida de qualquer pessoa.

    ReplyDelete
  13. Para mim, o Rio de Janeiro é a minha casa. Apesar de ter morado fora por metade da minha vida no Canada e agora em uma outra cidade do Brasil, o Rio sempre será o que eu irei responder quando alguém me perguntar o lugar mais importante para mim. Nascendo e crescendo no Rio de Janeiro me tornou em quem eu sou hoje em dia, com um amor para o sol e a praia e também me fez acumular um milhão de pares de Havaianas. Para mim, a melhor época do ano é o natal e ano novo, pois é quando eu vou para o rio e passo um mês com a minha família e meus amigos, voltando a minha rotina do Rio: ir à praia, observar o pores do sol, e também ir para os lugares que eu costumava ir quando era criança.

    ReplyDelete
  14. O Rio para mim exemplifica um falso ideal da “perfeição brasileira”. Sempre que o Brasil aparece numa discussão num lugar que não seja aqui, o Rio é a primeira, e as vezes a única, cidade que aparece. Pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vir para o Brasil e visitar suas terras deslumbrantes pensam que o Rio é a única coisa que o país tem a oferecer. No entanto, é muito pelo contrário. Meus pais, sendo argentinos, fanáticos da música, e loucos pela dança, sempre estão presentes no famoso Carnaval. Com o objetivo de criar uma filha que seja "culta" e "consciente dos seus arredores", meus pais me arrastraram para esta atração todos os anos desde que eu moro aqui. Devido a isso, o Rio tornou-se muito familiar. Nada sobre a cidade é novo, nada sobre isso é emocionante. Ele tornou-se em apenas mais um lugar num país que adoro. No entanto, embora o Rio sendo irrelevante na minha vida, não posso negar ou subestimar o quanto ele é importante para a história do Brasil e a cultura brasileira.

    ReplyDelete
  15. O Rio é minha segunda casa e é representativo de um lugar onde eu posso ir para fugir da vida movimentada da cidade de São Paulo. É realmente um paraíso, com suas praias lindas, a atmosfera tranquila e gente agradável. Eu vou lá de vez em quando e eu gasto a maioria do meu tempo na praia ou jogando futebol - não quero ouvir nada de escola enquanto eu estou lá. Minha madrasta e a família dela também são cariocas e me introduziram para essa cidade maravilhosa faz muitos anos e é por isso que eu entendo e me considero parte da cultura carioca. Além disso, também assisti meu primeiro jogo de futebol ao vivo que foi Grêmio contra Flamengo no Maracanã 6 anos atrás e essa experiência vai ficar comigo pelo resto da minha vida. Flamengo virou o jogo e acabou ganhando por 2 a 1 faltando 15 minutos; com essa vitoria, o Flamengo virou hexacampeão brasileiro. Foi realmente incrível e não acredito que eu consegui ter essa experiência com só 10 anos de idade. Nunca mais vai ter nada igual. A partir do momento em que pisei no Maracanã, Flamengo tornou-se uma parte de mim e, como o Rio, ganhou um lugar especial no meu coração.

    ReplyDelete
  16. As duas entidades differentes -- "Rio de Janeiro" e "Kevin Min" -- não tem muito em comum; além disso, não tenho nenhum ligação nem conexão ao Rio. Porém, sei e respeito que o Rio é um grande parte da cultura e história brasileira. Numeras canções impactantes do povo brasileiro como "Garota na Ipanema" ou "Carioca" é baseado em Rio de Janiero. Elas descrevam a maravilha do Rio como "cidade maravilhosa." Também denunciam pessoas que nunca visitaram o Rio porque o Rio é uma parte inseparável com o povo brasileiro. O Rio foi a segunda capital brasileira e é cheio de símbolos que todo mundo sabem como Pão de Açucar ou Ipanema. Mas, pelo menos para mim, o São Paulo é o melhor cidade do Brasil e é a unica cidade que tenho uma profunda compreensão para descrever para meus amigos coreanos.

    ReplyDelete
  17. O Rio para mim sempre foi um lugar de família. A grande maioria da minha família moram no Rio, então eu sempre vou para o Rio para os visitar. Eu já morrei no Rio mas eu era muito novo para entender a cidade e sua cultura. Hoje em dia eu vou para o rio pelo menos 5 ou 6 vezes ao ano, visitar família e aproveitar minha cidade natal que nunca conheci. Quando eu vou para o Rio eu fico na casa do meu primo que é ótimo porque o meu primo surfa e anda de skate então eu e ele nos damos muito bem. Quando eu vou para o Rio eu não sou o tipico turista, eu não visito o Pão de Açúcar ou o Cristo, eu visito famosos picos de skate e pais ondas famosas do Rio. Um dia eu gostaria de morar no rio, mas tenho muito tempo para ver isso.

    ReplyDelete