Sunday, March 13, 2016

"País está polarizado e isso provoca acirramento de tensões"

2 comments:

  1. A babá e os patrões

    *O papel avassalador das redes sociais da noite para o dia

    Com tudo que está acontecendo no Brasil no momento, entre o povo, a politica, a economia, etc… Muitos decidem focar em aspectos mais simbólicos, como a da babá que foi levada a um protesto, contra o governo atual, pelo seus patrões. Claro, que tem muitas razões pelas quais a noticia e a foto ficaram populares nas redes sociais. Muitos dizem que a imagem polémica representa uma "desigualdade social do país" ou até "das condições de subemprego a que algumas empregadas domésticas estão submetidas". Por um lado, alguns dizem que isso foi um ato racista e classista dos patrões, enquanto outros dizem que a mulher está simplesmente fazendo seu trabalho.
    Sim, isto tudo é interessante, mas o que é impresionante é como a noticia se espalhou em um piscar de olhos. O homem que está na foto se chama Claudio Pracownik, em uma postagem no facebook, sobre a foto, ele disse que não tinha percebido quando foi fotografado, mas quando chegou em casa, seu rosto estava sendo viralizado em varias discussões. De qualquer jeito, temos que entender que esta situação é mais complexa do que parece. Mesmo com a explicação do patrão e da babá, a mídia deixa que as pessoas sejam mais tendenciosa a um lado. E por tanto, em questão de horas, a foto foi publicada, compartilhada e discutida por centenas de pessoas.

    ReplyDelete
  2. Esse aspecto da mídia é importante porque cria oportunidades para o publico discutir e expressar suas opiniões diferentes sobre um assunto. Por outro lado, eu também acho interessante como a midia em casos como esse, pode afetar a imagem de uma pessoa somente por causa de uma foto, como a imagem do casal. É dificil saber as intencões do casal e porque levaram a baba para o protesto mas mesmo assim o casal foi julgado pelo publico. Isso mostra como a mídia pode criar julgamentos negativos e positivos somente por causa de uma foto.

    ReplyDelete