Tuesday, March 15, 2016

Viviane Mosé comenta o que se torna ou não notícia.


6 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. A Viviane Mosé não poderia ter falado melhor: através da incompetência e estado tendencioso da mídia brasileira, “quem perde é o Brasil.” O assunto do estado atual da mídia no Brasil é um assunto muito sério, mas infelizmente, como a Viviane Mosé comentou, “pouca gente tem coragem de levá-lo em diante.” Por causa disso, a imprensa brasileira continua a girar em torno da crise atual, permitindo-lhe a continuar publicando apenas o que considera informação desejável, resultando na completa antagonização do governo brasileiro. Na minha opinião, eu acho completamente irracional porque enquanto os acontecimentos do país são importantes, a mídia não pode deixar outras coisas do lado como o estado da economia global ou a crise ambiental por exemplo; esta negligência em relação a outros tópicos deixa o povo brasileiro em um estado de inconsciência completa. Além disso, por causa da antagonização do governo e da polarização entre heróis e vilões, juntos com a exclusão de noticias positivas, o povo torna-se hostil, completamente destruindo qualquer possibilidade de comunicação construtiva entre o povo e o governo. Hoje em dia, mais ou menos dez anos depois da entrevista, estamos vendo os resultados dessa conduta através do crescimento da crise nacional e o declínio da economia nacional; apesar do fato que ocorreu em 2006, essa entrevista é mais relevante que nunca. Porem, a recuperação da sociedade brasileira é uma possibilidade: só “exige um diálogo mínimo com o governo.” Entretanto, é mais fácil falar do que fazer, e até que a imprensa brasileira comece a fazer o seu papel na sociedade, a população brasileira vai continuar do mesmo jeito e nada vai ser feito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu concordo com você, achou que a mídia, enquanto pode ser um instrumento muito poderoso para compartir informação, oferece uma perspectiva que já tem a inclinação para um lado do argumento. Isso influencia as opiniões das pessoas porque só tem acesso a um ponto de vista.

      Delete
  3. Eu concordo com a Viviane Mosé que a midía é focada demais nos problemas que envolvem o governo que em torna cria uma negligencia para outras noticias envolvendo educação, a crise ambiental, pobreza etc.. Priorizar uma noticia acima de uma outra é completamente ridículo. Isso demonstra que o Brasil é, ou oblivio de assuntos que irão machucá-lo no futuro próximo, ou que o pais esta consciente das noticias que estão sendo ignoradas e não se importa por causa da sua ganância. Além disso, o fato que essa entrevista foi feita em 2006 demonstra que essa negligência ainda está presente. Bem como toda capa da Veja é sobre o governo corrupto, não temos noticias tão relevantes sobre as crises ambientais, o aquecimento global e a divisão imensa entre classes sociais. Talvez isto não é completemente culpa da midía pois o povo é quem demanda estas noticias. Como a Mosé disse: “É a gente que perde.”

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu concordo completamente com você. Enquanto é importante que a mídia informe aos cidadãos sobre os problemas do governo, seu papel também deveria ser informar sobre outros aspectos, como educação, crise ambiental, etc. Também precisa considerar que as vezes mídia pode ser tendenciosa, ou seja, só apresenta um ponto de vista e não a história inteira. Seu comentário me lembro a o que esta acontecendo na mídia por causa dos ataques na Bruxelas. A noticia foi espalhado do mesmo modo que os ataques no Paris, e isso é bom porque aumenta a consciência das pessoas sobre o assunto. Mas isso esta recebendo criticas porque muitos falam que só recebe atenção por causa de ter acontecido num país desenvolvido, e que a mídia também deveria comentar sobre os ataques que aconteceram em outros países do mundo. Isso mostra que a mídia tem a tendência de só focar num aspecto, como falou a Viviane Mosé.

      Delete
  4. Segundo a Viviane Mose, a crise brasileira é vista isoladamente. Existe um quadro em que a gente identifica vilões e nao heróis. O governo do brasil é um exemplo disso. Varias vezes, o país precisa caminhar para a frente dependente ou não de quem esta governando. Por isso, o minimo de articulação entre o povo e o governo é necessário para isso acontecer. Porem, isso não acontece porque o povo esta tão costumado a somente ver o lado do vilão. A mídia social pode afetar isso e contribuir ao ponto de vista limitado do povo porque varias vezes a mídia é tendenciosa e só explora um lado de uma historia. Eu acredito que isso mostra uma Consciência Transitiva Ingênua da sociedade brasileira porque ninguém propõe um encaminhamento enquanto uns ficam a favor de um partido do governo e outros a favor de outro partido.

    ReplyDelete