Sunday, February 1, 2015

Pode ser a gota d'água!

A estranha sensação diária de que pode ser "a gota d'água" às avessas: aquela que vai secar a caixa, o reservatório, a vida.

http://folha.com/no1583504






18 comments:

  1. Dona Lau,
    Obrigado por esse articulo interessantíssimo! Morando no lugar do crise, eu achei especialmente bom. A nossa água esta faltando, é um fato. Nós não podemos seguir dependendo que o "deus da chuva" vai fazer que chove sobre os nossos reservatórios. A ideia de racionamento, não importa quanto assustador é, é uma opção boa. E se o nosso governador, Gerald Alckmin(PSDB), a pessoa que deve estar tomando acção, espera que as nuvens ajudam, o problema vai ser ainda mas grave. Faz umas semanas, o meu Pai estava me dizendo que as pessoas morando nas áreas mais altas do São Paulo não tinham água por um período de tempo. Se os poços que nós usamos para pegar água esta coberto por rocha impermeável, e alem disso estamos recebendo pouca água, nós vamos ter um problema gigante. Essa é a razão por que nós precisamos actuar rápido. E como falou o articulo,"Sendo assim, o mínimo que se espera é que sejam implementados de forma séria e transparente." Mas eu também acho que o governo precisa esforçar mais as consequências de desperdiço da nosso água.
    Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Diego!
      Concordo com você, soluções a longo prazo urgem. Acredito que sim, o racionamento de água faz-se necessário e urgente mas, não podemos contar apenas com ele ou com São Pedro. Há que se fazer um plano abrangente de recuperação de mananciais entre tantas outras ações.

      Delete
  2. Dona Lau,
    Acho que este problema esta transformando numa questão que a todo o mundo nós debería preocupar. A coisa é que nós não pudermos depender em la posibilidade de que as chuvas van a trazer a água de volta para Brazil e que nós pudermos seguir sem fazer coisa alguma. A pesar de que a opção de fazer um rodízio e extremo temos que tomar medidas drásticas. Acho que é uma excelente forma de acabar com a esscazes da água. Dona Lau, você sabia que neste 26 de Janeiro as pessoas foram para o Palicio dos Banderaintes para protestar pela falta da agua? Eles queriam saber o que seria feito sobre esta causa. E a verdade é que todos nós queremos saber o que vai ser feito, é mais importante o que nós podemos fazer para ajudar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo com você, Ha, a questão da água é muito mais abrangente e todo mundo deve se preocupar. Fiquei sabemdo sim sobre o protesto no Palácio dos Bandeirantes. Que bom que as pessoas estão se mobilizando, né? Há alguma ação acontecendo onde você mora?

      Delete
    2. Eu concordo! Se as pessoas se-movilizan tem mas posibilidades do que o governo nós escute e faza mas propaganda para cuidar da água. Acho que sou muito afortunada porque no meu predio não tem rodicíos, mas eles falaron que nós temos que cuidar muito da agua porque vamos a ter rodicios se a água acabar!

      Delete
    3. Eu concordo! Se as pessoas se-movilizan tem mas posibilidades do que o governo nós escute e faza mas propaganda para cuidar da água. Acho que sou muito afortunada porque no meu predio não tem rodicíos, mas eles falaron que nós temos que cuidar muito da agua porque vamos a ter rodicios se a água acabar!

      Delete
  3. Depois de ler o Editorial: A urgência do rodízio eu realizei que si o rodízio e feito simplesmente vai criar mais problemas. O Brasil tem que ter como poder monitorar agua durante todo ano para quando chegue o mês de estação seca pessoas não fiquem soprendidos. Tem que ter um ação mais grande do que o artigo falou. O rodízio vai ajudar mas vai voltar depois a normal aonde as pessoas de brasil fiquem contaminando agua e também ficarem sem agua de beber sem ação mais grande.

    ReplyDelete
    Replies
    1. James, você está certo em afirmar que a ação mais adequada em relação à crise de abastecimento não pode ser algo pontual e sim deve ser algo bem mais estruturado e planejado a longo prazo. Eu realmente espero que os nossos governantes aprendam com essa crise e saibam tomar decisões mais bem informadas no futuro.

      Delete
  4. Mrs. Lau,
    Este problema parece ter uma solução. As aguas que nós estamos usando se estão acabando e ninguém esta substituindo a agua que Brasil esta usando. A cantareira, so tem 5.9 percentagem de agua para usar. Gente morando perto, o em Sabesp não tem agua por 5 dias a semana. A melhor forma de arranjar isto e dirigir o escoamento de chuva para o barragem. Para fazer isso, a gente tem que arranjar a irrigação. Toda a chuva chegaria as barragens.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Nico, muito pertinente a sua ideia! Ela me faz perceber que todas as ações que tomamos como sociedade acabam por se interconectar positiva ou negativamente. A questão levantada pelo Diego M. acima de como o fato de estarmos cobrindo nossas cidades com rocha impermeável acaba por impedir a irrigação do solo é bem importante. Acredito que a questão hídrica é apenas um indício de que o modo como estamos convivendo com os nossos recursos naturais deve ser repensando.

      Delete
  5. Dona Lau,
    Como o editorial menciona, a escassez de agua tira o sono de tantos paulistas e de muitas pessoas que moram em São Paulo. Mais de quatro milhões de pessoas já foram afeitadas pelo racionamento de água e cortes de energia. Esta crise é a pior crise da água em 80 anos. Eu concordo com a ideia de ter um rodízio, isso porque vai ajudar o problema da agua e vai dar mais tempo para o governo pensar em um plano melhor para resolver esta crise. A região já não pode depender mais das chuvas para resolver esta crise. A escassez de agua já chegou um nivel muito alto e è hora para fazer algo sobre isso. Eu concordo com o Editorial, nesta altura da crise, Geraldo Alckmin já deveria ter presentado um programa minucioso o algum plano indicando a curto, médio e longo prazo. Espero que não nós fiquemos sem água !


    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Juan.
      Concordo com você - algo deve ser feito urgentemente. E, como você menciona, urge termos um plano a curto, médio e longo prazo. Você tem sugestões sobre como esse plano deveria ser?

      Delete
  6. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  7. Ms. Lau,
    Eu li este postagem, sobre o crise de agua. Este problema me interesse muito, mas também eu estou com medo se vamos ficar sem agua aqui. Se este vai acontecer, eu acho que vai ser o crise maior que a Sao Paulo ja tinham. Na pastagem, falou que a mês de Janeiro expor a falta de desfiar no clima. O temporada seca se aproxima, e a esperanca de chuva esta diminuindo. Ate hoje nao tinham restricoes de equidade, e as habitantes de as regiões elevados sofrem. Agora um restrição possível e o rodizio, dois dias com a agua e sinco sem. Eu acho que este resolução e muito mal. Vai fazer mal para as pessoas que faca isso, eu acho que seria melhor se tudo mundo tem duas dias sem agua no começo. Se a governo fez mas trabalho de restriçoes na começo um mudança grande como assim nunca iria acontecer. Na um outra articulo da BBC falou que precisamos algumas meses de chuva intenso para restruar o reservatoria. O governo era muito lento a realizar o crise enorme. O agua e do menos do 10% de a capacidade que tem n reservatoria.

    ReplyDelete
  8. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  9. Ms. Lau,

    Eu achei que que o artigo que você compartilhou foi muito bem escrito. Uma coisa muito importante e interessante que o Editorial falou era: "Se o governo ainda mantinha a imprudente esperança de que as chuvas de verão trariam alívio relevante, o mês tratou de expor o equívoco de se fiar no clima" Eu concordo muito com isso porque nós não podemos só ficar dependendo no clima. Tem que fazer alguma coisa sobre o problema do que ficar só pensando para a situação para melhorar. Em muitos lugares, as pessoas não tem electricidade ou água em casa para várias dias. Eu acho que o governo de São Paulo tem que fazer planos com outros estados no Brasil para conectar linhas de água ou as reservas. Eu sei que isso vai demorar muito mas se a implementação não comece agora mesmo, no futuro a mesma problema vai acontecer e não vai ter outros reservas de água em São Paulo.

    Saniya

    ReplyDelete
  10. Ms Lau,
    Eu realmente gostei deste artigo porque me fez pensar de uma forma diferente. Temos de fazer uma grande mudança na nossa vida para ser capaz de ter água na nossa vida. O artigo afirma que há apenas 5,9 porcento da água de 100% , E as pessoas estão a tentar ajudar a não usar água, mas não é suficiente. Estamos dependendo de outras cidades para nos dar água ou as condições meteorológicas. Si não temos chuva agora, vai ser um grande problema para o SP

    ReplyDelete
  11. Ms Lau,

    Eu achei o artigo bem interessante, eu achou que e muito importante para nos em São Paulo ter consciência do que esta acontecendo com a agua. Sem a consciência, nos não teríamos reconhecimento de como resolver o problema. So temos 5,9% da 100% da agua, que não e suficiente para a população de São Paulo. Nos precisamos da agua todo día, e uma grande parte de nossas vidas. Sem ela, novos problemas crescem, nos precisamos da agua urgentemente. O que precisamos e chuva, para resolver nossos problemas!

    ReplyDelete