Sunday, February 8, 2015

Sobre a crise de abastecimento e muito mais

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/02/opinion/1422883484_909975.html








4 comments:

  1. Ms. Lau! Quando eu estava lendo esse articulo eu aprende coisas diferentes e interesantes. Não sabia muito sobre o problema sobre água no São Paulo. Tem muitas pessoas morando no São Paulo mais a água está faltando. O que era mais interessante foi o que editora reflectou com uma filme. “Lembrou “Tubarão”, o filme de Steven Spielberg que talvez tenha inaugurado o conceito de blockbuster, na cena em que o monstro emerge com uma boca capaz de palitar os dentes com o barco que pretendia caçá-lo e o xerife da cidade diz, na frase que ficou antológica para quem gosta de cinema: “Vamos precisar de um barco maior”. Parece que, por aqui, nós vamos precisar de um balde maior.” Assim, eu tem curiosidade em que o filme vai ser e gostei muito como o editora escreve.

    ReplyDelete
  2. Depois de ler esse artículo, eu fiquei surpreso do fato que o rascunho no São Paulo é pior do que eu pensava; em casos extremos, vai ter uma sistema de 5 dias sem água, e 2 dias com água. Eu nunca imaginava que vai ser assim, e pensei que eu tenho que conservar mais água.
    Um opinião que era interesante no artículo era, "Se a realidade é assustadora, também é muito interessante. Nenhum dos governantes que deixaram a situação chegar a esse ponto – sem esquecer que Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo rumam no mesmo sentido – estão no poder por um processo autoritário." Esse era muito interessante porque eu só pensava que esse esta só acontecendo no São Paulo, e a falta é do governo que está fazendo nada. Mas era todos os estados que tem problemas, e as pessoas tem que trabalhar juntos para resolver essa problema. Se não, o pior dos casos podem acontecer como sem água por 1 mes. Também disse que tem que inspirar os jovens para melhorar essa situação. Nunca pensei disso, e eu acho que é porque os jovens tem mais ideias do que os adultos para resolver essa situação, e se involvem os jovens aquí, tem a possibilidade de resolver a problema mais rápidamente.

    ReplyDelete
  3. Oi, Miss Lau!
    Eu achei esse artículo interessante porque li coisas que eu nunca sabia. Por exemplo, é possível que alguns pessoas vão ter só dois dias com água e cinco dias sem água. Antes de ler esse artículo, eu tinha uma ideia que a crise de abastecimento é acontecendo mas nunca achava que vai ser mais sério como assim. Pessoas em a classe média compraram mais água extras então nós "vamos precisar de um barco maior." Eu fiz pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e aprendi que dezessete percentagem dos povoados brasileiros declararam um estado de emergência. Também, devido a falta de água nós não podemos produzir energia desde as energias hidrelétricas como no passado. Ademais, escassez de água eleva o risco de escuridão.
    Eu acho que esse não teria acontecido se o governo levou ação mais cedo porque a causa dessa problema provavelmente começou antes. Eles provavalmente sabia sobre a escassez da chuva, o desmatamento perto dos rios, o consumição em áreas urbanas e lixo en as sistemas de suprimento da água. Eu espero que nosotros resolver essa crise antes que seja tarde demais.

    ReplyDelete
  4. Ms. Lau, eu não tinha muito conocimiento sobre o problema da água e depois de ler o artigo eu aprendi algumas coisas.
    Primeiro eu achei interessante quando o artigo tinha uma foto que falava “Chego ao deserto da Cantareira.” Isso foi interessante pra mim por que na foto você pode ver as marcas anteriores de onde ficava a água e agora os niveis do água estão muito baixos. Um outra coisa que me intrigo e que a população em São Paulo não vai ter água por dos dias na semana e so vai ter 5 dias com água. Eu não achava que o problema era de issa altura de extremo. Eu acho que temos que tomar ação agora, por que precisamos de água para vivir. Então se a gente não tiver água por um tempo vamos ter grandes problemas de conflicto e o governo tem que fazer algo logo.

    ReplyDelete